Espécie típica do cerrado brasileiro esse é um dos nossos queridinhos.
Nome científico: Stryphnodendron adstringens
Partes utilizadas: folhas e casca
Trata-se de uma arvore de médio porte, suas folhas podem ser utilizadas para fazer compressas e cataplasmas ou também em forma de pomada para tratar feridas e queimaduras acelerando o processo de cicatrização. Porem suas propriedades concentram-se mais nas cascas dos troncos e galhos e na ginecologia natural é essa parte que vamos usar.
Estudos comprovam sua ação antibacteriana, antioxidante, analgésica, desinfetante,adstringente, diurética, coagulante, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e antisséptica.
O chá de Barbatimão é ótimo para combater dores de garganta, gastrite e para tratar infecções em geral, especialmente a urinária.Tendo o mesmo efeito sob a forma de tintura.
Pode ser usado também como sabonete íntimo.
Mas o meu uso favorito é ……. o BANHO DE ASSENTO.
Manas, maravilhoso!! Trata o que? BUCETITES! Inclusive cistites.
Para candidíase é santo remédio levando ao alivio rápido dos sintomas.
O banho de assento com casca de barbatimão pode ser usado também após uma noite (ou dia, ou dias e noites rá) de sexo assim muito caliente quando a xoxota ta naquele misto de felicidade com pedido de arrego. Melhora o tônus vaginal e DIZEM que da uma bela apertada na vagina.
Ah, e é maravilhoso para cuidar dos períneos no pós parto normal, especialmente se houver lacerações, pontos e (infelizmente) episiotomia.
Como faz?
Por ser uma parte dura da planta deve ser preparado por decocção: ferve a água junto com um punhado de cascas por uns 15 minutos, desliga o fogo, tampa e deixa mais uns 10 minutos. O ideal é ficar bem concentrado. Coa, mistura um pouco de água mais fria pra dar uma amornada, bota na bacia e senta gostoso.
Por quanto tempo? Até esfriar ou mais, se você quiser.
Não deixa de aproveitar o momento meditativo pra entrar em contato com seu feminino. Lembra que isso (super) faz parte da cura.