Por que eles são tudo de bom??
– Porque são bons para o planeta. Cada mulher descarta em torno de 4000 absorventes descartáveis ao longo da vida (podendo chegar a um numero maior dependendo da mulher). E pra onde vai tudo isso? Pra lugar nenhum, já que em se pensando em planeta não existe jogar “fora”. E eles demoram mais de 100 anos para se decompor.
– Porque são mais baratos. Na hora de comprar pode parecer carinho, mas um coletor pode durar anosssss, então faz as contas. (por isso não são vendidos em farmácias? Sim ou com certeza?)
– Porque você não passa perrengues de não ter absorvente, ter que pedir ou sair desesperada atrás de uma farmácia, ou ter que comprar em viagens ou lugares remotos onde isso é uma verdadeira missão.
– Porque (pasmem!) seu uso reduz o fluxo menstrual! Os absorventes descartáveis comercializados contém uma substância chamada Dioxina, que além de ser tóxica e relacionada a casos de câncer e choque tóxico, aumenta o sangramento. (ué, mas por que sem or?? Pra fazer você usar mais absorventes!) TODAS as mulheres que aderem ao coletor se impressionam ao notar o quanto o volume menstrual de uma forma geral é bem pouquinho.
– E porque ele te permite o auto conhecimento!! (meu motivo favorito ) Com o coletor você pode perceber, observar sua menstruação, sua quantidade, sua cor, seu cheiro. Aliás outra conclusão incrível: ela não tem cheiro!!! Só cheiro de sangue ne… o que causa o cheiro ruim é o contato com o ar no absorvente!
Além de conhecer nossa menstruação e dessa forma poder detectar quando algo esta estranho, o uso do coletor menstrual também nos leva a conhecer nossa vagina, essa maravilhosa, amada, salve, salve. Nos leva a toca-la, senti-la, perceber de que forma ela fica mais feliz e confortável. Não é demais?
Se você tem alguma dificuldade em usar o nosso amigo “copinho”, saiba que não é nem de longe a única.
Existem até grupos no face em que as meninas trocam ideias sobre esse assunto. É super comum rolar um período de adaptação e no começo até recomendo manter um absorvente junto, pois não é raro acontecer uns vazamentos.
Existem diversas marcas e eu não tenho preferência por nenhuma. Dependendo da marca podem haver várias opções de tamanho e forma. Algumas sugerem a escolha do tamanho de acordo com a idade e com ter ou não filhos e com a altura do colo uterino, que nada mais é do que a profundidade da sua vagina. Vagina, igual nariz e boca, em cada mulher tem suas caraterísticas particulares e você deve avaliar qual acha mais adequado pra sua. Na minha opinião, não tem tanta relação com filhos ou idade e sim com o tamanho e a tensão mesmo.
Pode ser que você não acerte de primeira, se sinta desconfortável e tenha que experimentar outro modelo, não tem taaaanta diferença assim entre eles, mas é algo pessoal. O coletor não tem que se encaixar no colo do útero, pelo contrario, ele não é para ser colocado la no fundo da vagina como os famosos absorventes internos, ele fica no “raso”.
O importante é conseguir que ele se abra completamente dentro da vagina, como um guarda chuva. Tem várias formas de se atingir isso e cada mulher aprende a dar seu jeito. Isso que é o super legal do auto conhecimento. Não, não é difícil, basta estar relaxada e ter um pouquinho de paciência. Garanto que vale super a pena.
Um coletor bem colocado você não sente nada e pode fazer qualquer tipo de movimento sem medo. Recomenda-se ficar no máximo 12 horas com ele, lavar normalmente com água e sabão e recolocar. Ao final do ciclo recomendo fervê-lo (sem esquecer ele na panela e quase botar fogo na casa como eu fiz da última vez).
Você tem alguma dúvida sobre o uso do coletor menstrual? Alguma dificuldade em se adaptar a ele? Pra botar, pra tirar? Pensa em aderir? Já aderiu? O que esta achando?? Conta pra mim aqui em baixo. Viva a libertação do copinho!!