Autonomia: substantivo feminino

Autonomia: substantivo feminino

AUTONOMIA: Substantivo feminino. Capacidade de governar-se pelos próprios meios. É a capacidade de um indivíduo racional de tomar uma decisão não forçada baseada nas informações disponíveis.

Hum. Então autonomia é liberdade. Mas antes é preciso informação.

A mulher atual não apenas busca como exige ser dona de si e de suas escolhas. Mas muitos desvios no conceito de liberdade a fazem ainda cair em armadilhas.

Suprimir a menstruação com uso contínuo de hormônios ou aceitar-se dependente destes para viver com bem estar não é por exemplo ser livre.

Consultas ginecológicas em geral que não dão explicações satisfatórias sobre os processos, decisões médicas não compartilhadas e não centradas no indivíduo, não oferecer opções, não levam a liberdade. Ao contrário, mantém as mulheres engessadas ao sistema e ao caminho normativo pré determinado.

A retenção do conhecimento é, portanto, o domínio do poder.

E se conhecimento é poder, o único caminho para apoderar-se de si é conhecendo-se.

Sabemos que ser autônoma tem seu preço e queremos pagá-lo. Para que possamos nos governar com nossos próprios meios sem entrar em colapso ou pedir nosso próprio impeachment devemos buscar nos munir do máximo possível de informações.

Mas o excesso de informação pode ser um baita problema em tempos de pós verdade, então a responsa é ainda maior.

Encontrar a informação verdadeira, a segurança por onde trilhar nosso próprio caminho. Seguir tudo que lemos na internet pode nos aprisionar ainda mais. É o olhar crítico e atento, com boas pitadas de intuição aguçada e experiência que nos guia.

O lindo e empoderado desenho que ilustra esse artigo é da artista Carol Borges.

Comentários