Absorventes comuns de algodão são ruins para a saúde da vagina?

Absorventes descartáveis são ruins não apenas para a saúde da vagina.

São ruins para o que chamamos de saúde menstrual, ou higiene menstrual. E são ruins para a saúde do planeta!

Tanto os externos quanto os internos, nem sei dizer qual é o pior. Eles não são feitos apenas de algodão. Algodão é apenas parte deles, as demais substâncias mais comuns presentes nos absorventes são: gel de poliacrilato, rayon, poliéster, polietileno, polipropileno,celulose e fibras.

O Poliéster, Polipropileno e Polietileno são feitos a partir de petróleo, água, ar, álcool e ácido, e liberam um tipo de gás irritante da mucosa vaginal. Revestem os absorventes tornando-os ultra absorventes, não permitido a passagem do ar e, tornando o local abafado, quente e úmido, o que propicia a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis pelo mau cheiro na menstruação. O sangue menstrual, em condições saudáveis, não cheira mal. Tem apenas cheiro de sangue. O que causa o odor ruim é o contato com o absorvente contendo essas substâncias.

O Rayon e o gel de Poliacrilato tem características abrasivas, que além causarem irritação podem aumentar a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), devido a pequenos cortes e úlceras que facilitam a entrada dos germes.

Sabemos que existem vários casos comprovados de Síndrome do Choque Tóxico causada pelo uso de absorventes internos. Síndrome do Choque Tóxico é uma reação  que ocorre a partir de Stafilococcos, uma bactéria muito comum presente na flora natural de nosso organismo, mas que em determinadas circunstâncias produz uma toxina que causa um mal estar grande e repentino (dor, tontura, febre, vômitos, queda de pressão) que pode levar à morte. Estudos correlacionam essa questão ao uso dos absorventes internos por conterem o Rayon,  que permite seu uso de forma prolongada e causa toxidade.

Outra substância cuja presença na composição dos absorventes é controversa é a Dioxina. Dioxina é um poluente orgânico, subproduto dos processos industriais que utilizam cloro. Ela faria a parte do branqueamento dos absorventes, estando presente na produção da polpa de papel e do Rayon. Estudos apontam a relação das Dioxinas com proliferação endometrial, endometriose, cânceres diversos e alterações hormonais, podendo causar aumento do fluxo menstrual.

Sim, ela esta presente em muitas outras coisas que utilizamos por aí, e se livrar do tanto de substâncias tóxicas a que somos expostos diariamente nesse mundo é praticamente uma utopia.  Mas, estamos falando das nossas xoxotinhas, mucosa fina e delicada, ultra absorvente e sensível. Se pudermos preservar pelo menos ela, já que temos essa opção, muita coisa pode mudar em nossa saúde ginecológica.

Saúde Menstrual

A saúde menstrual é um dos principais determinantes da saúde ginecológica. Ela inclui os cuidados que temos com nossa menstruação.

Tomarmos banho quando estamos menstruadas (não é óbvio pra todo mundo), usarmos roupas que permitam arejar, não apertadas na barriga, repousar, são alguns exemplos de cuidados da chamada “higiene menstrual”, mas não são regras – imagina, a essa altura alguém vir dizer o que pode e o que não pode fazer menstruada.

De uma forma geral eu diria para buscar não se forçar a fazer atividades, sejam físicas ou mentais, que não estiver se sentindo bem para fazer (quando isso for possível, claro).

A saúde menstrual fala também em nos conectarmos com esse momento e compreender sua importância e sua beleza, dessa forma será possível ouvir o corpo e identificar o que vai te fazer bem ou não nessa fase.

Não tenho dúvidas de que a mudança dos absorventes descartáveis para o uso do coletor menstrual ou dos bio absorventes (absorventes de pano) é muito positiva na vida da mulher. Isso leva acima de tudo a uma mudança na relação com a menstruação. A mulher pode ver, tocar, sentir melhor a menstruação, intimamente. Entre outras coisas, essa transição leva a mulher a curtir menstruar. Confie!

A menstruação é um período de intenso poder da mulher, energeticamente falando. 

Por muitos séculos foi sabido como algo sagrado e hoje jogar nosso sangue em lixões embrulhados em montes de plástico é um triste desperdício de potencial curativo da mulher.

Os coletores menstruais são confortáveis, práticos, seguros, duradouros.  Mas, tem algumas mulheres que não se adaptam bem a eles. Muitas sentem ainda a necessidade de deixar fluir o sangue para fora, como uma corrente, mantendo o fluxo.

Para essas e para todas eu aconselho experimentarem também os bio absorventes de pano. Pode parecer muito estranho, ou até um retrocesso voltarmos a usar o que nossas avós usavam, mas testem e vejam que delícia.

PS: não são iguais aos da vovó, hoje em dia as manas fazem uns lindos, no tamanho perfeito, com botãozinho pra fazer abinha e prender na calcinha, estampas fofas e paninhos super macios. A xoxota fica toda macia, arejada e confortável e de quebra você dá uma força pra artesãs autônomas e não pra indústria eca : )

Plantar a Lua

Deixe os fofinhos de molho em água pura antes de lavar e depois use essa água pra molhar as plantinhas. Faça o mesmo com o sangue coletado, caso esteja com o coletor. (Você pode também alternar o uso dos dois durante o ciclo)  Isso é Plantar a Lua!

Só aderindo aos coletores ou bio absorventes você pode preservar o sangue pra plantar a lua. Plantar a lua é se conectar com a Terra, com os ciclos do universo, é reverenciar a mãe Gaia.

Talvez isso não faça sentido pra você, e eu entendo, não fez pra mim também por muito tempo. Você pode fazer a transição dos absorventes descartáveis para os ecológicos sem precisar plantar sua lua. Mas se quiser conhecer, tenta e vê o que acontece. Dizem que se todas as mulheres plantarem sua lua o mundo irá mudar. Demorei muito pra entender isso. Mas hoje posso te contar que o meu já esta mudando. E muito!

Mudanças são contagiosas.

Cada nova mulher terá mais forças pra mudar se ver outras mudando também, incentivando, aconselhando. Não é só pra nós, é o que deixaremos pras nossas filhas, sobrinhas, irmãs que ainda virão.

O planeta agradece de várias formas.

Falei no começo que os bio absorventes e coletores menstruais são melhores para o planeta, nem preciso explicar porque, né? Mas, se quiserem ler um pouco sobre a história dos absorventes e seu impacto ambiental desde a produção até o descarte, da uma olhada nessa matéria aqui:

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3989-absorventes-intimo-interno-externo-feminino-menstrual-diario-noturno-impactos-residuos-persistem-meio-ambiente-saude-mulher-infeccoes-sindrome-choque-toxico-alternativas-coletor-reutilizado-soft-tampom-absorvente-biodegradaveis.html

Beijo, manas, e coragem!! Eu avisei que nós somos a revolução!

 

As mulheres que tanto precisam e pedem por uma medicina mais humana, por médicos que as ouçam verdadeiramente, que respeitem suas peculiaridades, que as empoderem ao invés de lhes levar à dependências e inseguranças diversas.
Sei que ao meu lado estarão muitas mulheres nessa busca VERDADEIRA.

Bel Saide

Aprofunde seu conhecimento sobre Ginecologia Natural

autonomia e liberdade

A essência de ser mulher

Agendamentos apenas por whatsapp
(21) 99817-3900

Inscreva-se para receber um ciclo de videos para aprender a observar e interpretar o seu ciclo menstrual de maneira natural.