Você sofre com Dores de Cabeça na TPM?

Você sofre com Dores de Cabeça na TPM?

Dor de cabeça é uma queixa bastante comum entre as mulheres no período pré menstrual e menstrual. Existem diferentes tipos de cefaleias e também diferentes causas, incluindo hipertensão e sinais inflamatórios, porém não é preciso se preocupar ou correr para o hospital devido a uma simples dor de cabeça. 😉

A mais comum é a cefaleia tensional, causada por tensão, stress, vida corrida, dormir pouco, se alimentar mal, essas coisinhas ne… Na maioria dos casos respirar, desacelerar, relaxar, repousar e beber bastante água são suficientes para melhorar. 💦

A chamada cefaléia catamenial (catamênio = período menstrual) é considerada aquela que se apresenta até dois ou três dias antes da menstruação, durante a menstruação e/ou até 2 dias depois (mais raro). Ela acontece devido à vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos de forma generalizada) que ocorre no corpo da mulher nessa fase.

É devido a essa vasodilatação também que muitas se sentem inchadas, com retenção de líquido, com cólicas e mais cansadas e sonolentas. Todas as mulheres sofrem essa vasodilatação, mas cada corpitcho tem sua sensibilidade específica a isso.

O mais comum é que essa dor de cabeça seja leve, não incapacitante e não dure muito tempo.

Algumas mulheres tem efeitos ainda mais severos apresentando um tipo de cefaleia mais forte, que pode ser pulsante e vir junto com náuseas, tonturas, irritabilidade, hipersensibilidade a sons e a luz. É a porcaria da enxaqueca. 💣🔨

E a enxaqueca?

A enxaqueca é uma alteração neurológica que também pode ter várias causas, no caso da enxaqueca catamenial acontece devido a variação hormonal e pode estar relacionada a baixa de progesterona.

Ao contrário do que pode parecer, o uso de anticoncepcionais hormonais tende, na maioria dos casos, a piorar esse quadro, especialmente os anticoncepcionais combinados com altos níveis de estrogênio. Ocorre uma hiperestimulação cerebral devido ao estrogênio e o estado de hiperatividade dos neurônios causa a enxaqueca.

Embora aconteçam sim casos de melhora, é enorme o numero de mulheres que referem dores de cabeça e enxaquecas com o uso de anticoncepcionais e que cessam com a interrupção do uso.

Outra causa possível é deficiência de vitaminas como o ferro, então a dica é: alimentação rica em vegetais, especialmente os verde escuros.

Ervas que podem ajudar:

Chás diuréticos como Cavalinha, Cabelo de milho, além da Camomila, Erva doce e Cidreira. 🍵

Óleos essenciais de Hortelã Pimenta e Lavanda. 🌿🌾🍃

Créditos da imagem: Vidan

Comentários