VITEX – O que você precisa saber sobre essa planta.

VITEX – O que você precisa saber sobre essa planta.

Esse arbusto de origem mediterrânea andou ganhando fama nos grupinhos de internet nos últimos tempos. Manas, acho massa esses grupos, estou em vários deles, tem ajudado muitas mulheres a, antes de tudo, saberem que não estão sozinhas e não são ETs. Informação é livre mesmo e deve ser difundida aos 4 ventos, mas assim como na vida cabe a quem ouve/lê ter muito critério e filtro e saber que nem tudo ali é assim desse jeito mesmo néam…

Então voltando a nossa nova subcelebridade relâmpago:

O nome botânico dele é Vitex agnus-castus L., essa parte “castus” faz referência à castidade. Tipo, era usada em monges e em mulheres gregas quando seus maridos iam pra guerra, com fins de reprimir seus desejos sexuais 😳
Calma! Segundo meu profe ele não interfere na libido da mulher! ufa

Também conhecido pelos nomes populares: pimenta dos monges, pau de angola, alecrim de angola, alecrim do norte, jureminha, arvore da castidade.

Partes usadas: folhas e frutos.

Seu uso se mostrou eficaz principalmente no combate a sintomas de TPM, por regular o hormônio Prolactina e também por estimular a Progesterona na segunda fase do ciclo menstrual (fase lútea). Devido à essa maravilha o Vitex acaba agindo também no estrogênio e nos demais hormônios envolvidos no rolê como FSH e LH já que tá tudo relacionado e como consequência vai regular a menstruação.

Como basicamente todas as ervas que chamamos “fitohormônios”, diferente do que se pensa NÃO são “hormônios naturais”.

Eles atuam nos receptores hormonais tendo uma ação similar a dos hormônios, saca?

Então o Vitex pode apresentar bons resultados também para tratamento de cólicas menstruais, dores nas mamas, falta ou excesso de menstruação, sintomas de menopausa e ate infertilidade.
Além disso ainda tem ação diurética, antiinflamatória, calmante e antimicrobiana.
Vendido no mercado sob a forma de extrato seco deve ser usado de 30 a 60 mg/dia.

ALOU: nem esse nem nenhum post de internet substitui uma consulta médica, é apenas informativo e pra continuar informando: o Vitex pode apresentar efeitos adversos como aumento do fluxo menstrual (raro), cefaléias, nauseas, dispepsias, exantemas. Contra-indicado o uso com outras terapias hormonais, gestação, lactação (esse é relativo, em muitos casos ele aumenta a produção de leite).

— essa foto eu quis usar porque fui eu mesma que tirei la no Jardim Botânico, um Vitex que eu conheci pessoalmente, a gente se apega logo. Fica o convite para conhecerem!! 🌿🍃

Comentários