Tansagem

Nome científico: Plantago major L.

Também chamada de Tanchagem ou Transagem (além de Taiova, Orelha de veado, Transagem, Tanchá ou 7 nervos).

Planta facinha facinha.
Fácil cultivo, não necessita de cuidados especiais, cresce em praticamente qualquer lugar, floresce o ano inteiro. Ela é dessas!

É o tipo da planta que é bom a gente ter em casa, como um remédio. Porque, além de facinha, tem várias propriedades medicinais.

Possui folhas de até 15 cm e flores em espiga, amareladas.
As partes utilizadas são suas folhas e caules.

Pode ser feito uso tópico para cicatrização e desinfecção de feridas, picadas de insetos e queimaduras. Xaropes para tosse, faringite, laringite e bronquite.

Com uma infusão trata inflamações oculares e diversas afeções de pele.

Seu chá tem efeito anti-inflamatório e bactericida, além de diurético. Tem ação hemostática, trata sangramentos agindo pró coagulação.

Estimula a produção de anticorpos, melhorando o sistema imune.

Na Ginecologia Natural utilizamos especialmente para tratamento de inflamações vaginais, corrimentos, cistites, infecção urinária e menstruação excessiva.

Toda cura está na natureza e dentro da gente. ❤️

_______