Sentir Cólicas não é Normal!

Sentir Cólicas não é Normal!

Atendo muitas pacientes no consultório que já estão acostumadas a todo mês conviverem com dores um ou dois dias e acham que “é assim mesmo”.

Não é. Menstruar não é sinônimo de incômodo ou sofrimento.

Uma colicazinha bem leve e passageira, umas pontadinhas quando a menstruação está chegando, daquelas que te lembram que você tem útero e ovários, ok. Mas o normal é menstruar sem dor, sem mal estar de nenhum tipo.

Isso não significa necessariamente que se você sente cólicas então tem alguma doença. Várias coisas podem estar sendo causadoras como por exemplo a alimentação inflamatória de que sempre falo com excesso de glúten, lacticíneos, açúcar, industrializados. A falta de exercícios físicos, falta de boas noites de sono, rotina de trabalho estressante, pequenas grandes coisas que precisam ser reequilibradas. As cólicas também podem vir diferentes a cada mês, refletindo como foi seu ciclo. Questões emocionais e sutis costumam estar envolvidas, desde fases complicadas momentâneas ate uma relação difícil com seu feminino desde a adolescência.

A grande maioria das cólicas menstruais se resolve com: calor e repouso!

😊😯💗

O útero é uma musculatura lisa que dói devido a contrações, com o aquecimento ele relaxa.

Chás quentinhos, por exemplo de Camomila, Canela e Cravo ou gengibre.  Uma sopinha gostosa feita com carinho, meias nos pés, cobertorzinho, um livro, um filme, música, uma boa conversa (de preferencia livro, filme, música ou conversa tranquilos né, rs) são sem dúvidas um santo remédio.

E claro a boa e velha compressa quente local. Você pode fazer uma compressa com ervas ou passar óleo de copaíba com umas gotinhas de óleo essencial de lavanda no ventre e botar a bolsa de água quente por cima.

“Ah mas não dá pra parar toda a vida pra fazer isso, Bel!!”

Talvez esteja exatamente ai o problema. A dor é seu corpo pedindo pausa, pedindo descanso, pedindo cuidado. Se cuidar não é fazer exame e tomar remédio. Se cuidar é muitas vezes apenas ouvir seu corpo e se dar amor 💗💕💖

Ilustração linda pela artista Priscila Barbosa – https://www.instagram.com/priii_barbosa/

Comentários