Secreção Vaginal e Corrimento

Todas as mulheres, especialmente as em idade fértil apresentam secreção vaginal. Todos os dias nossa vagina produz fluidos.

E isso é bom. 🌼🌟💫

Esse fluxo vaginal fisiológico protege nossa vagina contra infecções e lubrifica, evitando lesões.

A quantidade, consistência e coloração dessa secreção variam de acordo com a fase do ciclo e é o principal fator físico q se altera ao longo dele. Também se modificam devido a outros fatores como temperatura do ambiente e a nossa alimentação.

Mulheres que usam pílulas anticoncepcionais também apresentam variações desse muco natural, mas um pouco menos.

Corrimento é o nome dado ao fluxo vaginal anormal. Corrimento, ou leucorréia, é quando ta rolando alguma doença. Inflamação seja por bactéria, fungo ou protozoário.

☝🏼Mas como saber a diferença?


Bem, normalmente o corrimento vem acompanhado de algum outro incômodo como coceira, ardência, irritação, mal cheiro. Mas não necessariamente.

Costuma ser em grande quantidade, você sente escorrer, tipo a sensação de quando está menstruada. Meleca a calcinha mesmo. Se for verde então, certeza q normal não é.

A melhor forma de diferenciar a secreção vaginal do corrimento é se conhecer.

🧐Observar sua secreção para saber quando ela estiver anormal. 👀 E a comparação é de você com você mesma.

Da mesma forma que tem mulheres com cabelo mais oleoso, pele mais oleosa, que suam mais, tem mulheres que naturalmente produzem mais ou menos secreções.

Então, embora um médico seja capaz de identificar através do exame especular a aparência clínica de determinada secreção e com isso diagnosticar uma doença, a pessoa mais indicada para avaliar sua própria secreção vaginal natural é você. 

Como dica pra ajudar te digo que a secreção natural é quase sempre pouquinha, branca e sem cheiro.

Aquela sujeirinha na calcinha tipo uma massinha só no fundinho faz parte da vida da mulher e as vezes começa a se manifestar nas meninas pouco antes da primeira menstruação quando ja estão sujeitas à ação hormonal.

Se aquilo que você diz ser “corrimento” te acompanha ha anos, provavelmente é seu fluxo normal. 🌸💗😉

Uma inflamação bacteriana não fica anos colonizando uma vagina sem apresentar vertiginosa piora ou outros sintomas.

Ninguém “tem” corrimento, as vezes se pode “estar” com corrimento.

🌟🙏🏼 Torne-se especialista em si mesma.

#ginecologia #ginecologista
——

As mulheres que tanto precisam e pedem por uma medicina mais humana, por médicos que as ouçam verdadeiramente, que respeitem suas peculiaridades, que as empoderem ao invés de lhes levar à dependências e inseguranças diversas.
Sei que ao meu lado estarão muitas mulheres nessa busca VERDADEIRA.

Bel Saide

Aprofunde seu conhecimento sobre Ginecologia Natural

autonomia e liberdade

A essência de ser mulher

Agendamentos apenas por whatsapp
(21) 99817-3900

Inscreva-se para receber um ciclo de videos para aprender a observar e interpretar o seu ciclo menstrual de maneira natural.