Protagonismo, você sabe o que isso significa?

Protagonismo, você sabe o que isso significa?

O protagonista é o personagem principal de uma trama. Em torno dele gira toda a história.

Uma consulta médica é aonde vamos normalmente quando nossa historia não esta correndo como o planejado e desejamos acertar o roteiro para atingir o final feliz, já que todos nós somos os protagonistas das nossas vidas.

Bem, deveríamos ser. 

As mulheres por séculos não passavam de coadjuvantes em sua própria casa. Orbitando em torno de seus maridos, esses sim importantes e com vidas interessantes, mulheres por detrás da coxia os serviam sem opinar e cuidavam de sua casa e seus herdeiros para que tudo saísse impecável. Não mandavam em seus destinos e nem mesmo em seus corpos, naturalmente violados.

Colocar-se a frente do próprio enredo é novidade para as mulheres.

Muitas chegam a se sentir perdidas ainda com isso. São séculos de aceitação sem questionamento impressos no nosso DNA. 💪😘

Já a forma como acontecem a maioria dos atendimentos médicos (e nesse caso  também os atendimentos a homens) não deixa de ser um reflexo da sociedade patriarcal e dividida em castas onde o poder e os saberes  são demasiados exclusivistas e ultra concentrados.

👨‍⚕️A consulta ginecológica  (especialmente a “rotina anual”) que poderia ser excelente espaço de encontro com o lugar de relação e conhecimento íntimo do próprio corpo, se apresenta nos moldes atuais ao meu ver como mais uma grande ferramenta de dominação das mulheres, e controle sobre seus corpos e sua sexualidade.

Eu costumo citar quatro pilares básicos da Ginecologia Natural:

  • Autonomia,
  • Empoderamento,
  • Auto conhecimento,
  • e Protagonismo.

Todos eles desejam levar ao mesmo objetivo: que a mulher se apodere de seu próprio corpo, reconheça seu instrumento de relação com o mundo, aquele que na prática é o que permite a ela interagir com o meio e modificá-lo. Essa relação e percepção profunda com o corpo enquanto máquina, enquanto energia vital e enquanto picadeiro é estopim para o salto quântico. Reconhecer-se a única dona do palco da festa da sua vida é empoderamento dos mais reais. 💫

Médicos detém conhecimento acerca de anatomia, fisiologia, doenças, exames. Você através do autoconhecimento deve se tornar a especialista em si mesma. A medicina aplicada em sua vida deve permitir através de informação e debate consciente que se chegue ao que você busca para si.

😄👆❤️Protagonismo não é negar a ciência ou recusar acompanhamento profissional. É tomar decisões em conjunto numa relação horizontal e com responsabilidade compartilhada.

É perguntar, questionar, pesquisar, debater, é poder falar que tipo de tratamento prefere e qual deseja recusar e quais as possíveis consequências disso. É pensar junto quando é o momento ideal de retornar, de repetir o exame, qual conduta se sente melhor e qual resultado deseja. É saber exatamente o que está se passando, se olhar, reconhecer para além dos resultados laboratoriais (que nada mais são que complementos) quando algo está errado, ou não.

Faço isso diariamente com minhas pacientes.

Um belo exemplo de protagonismo é a mulher poder escolher em qual posição quer parir. Coisa básica né gente, mas o movimento da humanização do parto lutou e luta muito para que a cena do parto gire em torno da mulher e não do médico. A posição do frango assado (chamada de litotomia – mulher deitada de costas com as pernas abertas, distante do chão) escolhida por uma minoria das parturientes, é confortável pra quem mesmo?

A ginecologia natural é movimento semelhante, tipo primo-irmão sabe?! Que vem colocar a mulher no centro.  E o patriarcado pira, claro. 💁‍♀️🤦‍♂️Que diacho é isso de mulher no centro, querendo tomar suas decisões, dar pitaco no que é melhor pra si….. Perigoso issaê, daqui a pouco mulheres jovens, saudáveis e sem queixas podem perceber que não precisam tanto assim de médicos, achar que podem se cuidar até sozinhas. Imagina só: protagonismo gera LIBERDADE.

•••⠀

👉 Estamos preparando um curso online chamado “Ervas e Práticas na Ginecologia Natural”, nele vamos falar sobre esse e outros assuntos quentíssimos.

Registre seu interesse por aqui: http://www.ginecologianatural.com.br/curso-online-ervas-pr…/

✒ Ilustração Jhon Bermond – Arte da Terra 😀

#paixaoporervas #ginecologianatural #protagonismo #empoderamento #autonomia

Comentários