Percepção da Fertilidade

Percepção da Fertilidade

Como faz?

O conhecimento do ciclo menstrual e das modificações que cada fase nos causa deveria ser ensinado a todas as meninas logo na primeira menstruação. Imaginem o quanto de transformação, sensibilidade e autonomia as pequenas mulheres poderiam viver se fossem encorajadas a entenderem a si mesmas ao invés de receberem pílulas de hormônios que as afastam de seu feminino mais profundo antes mesmo de conhecê-lo.

Se não foi seu caso, nem tão pouco o meu nem da maioria das mulheres ocidentais. Na impossibilidade de mudar o passado, vamos em frente que ainda da tempo.

Se você usa anticoncepcionais hormonais ha trocentos anos e deseja parar por NXYZ motivos, entre eles o desejo de se conectar mais com seu corpo APENAS PARE. Não precisa de nenhuma preparação especial pra isso, no sentido físico.Não é necessária uma transição ou algo do tipo. (Se você deseja continuar APENAS CONTINUE, ninguém é obrigada)

Se for pensar em algo que possa ser um tipo de preparação eu citaria conversar com seu namorado/marido, caso você tenha um, sobre os motivos que te fazem querer parar e chamar seriamente ele na responsa de dividir a preocupação com o assunto.

Spolier: Vocês vão ter que ( por um tempo curto ou longo dependendo de qual método vocês decidirem para substituir) usar camisinha. Não que isso seja ruim né, pelo contrario, mas importante conversar sobre, porque os caras as vezes (só as vezes) se fazem de desentendidos.

É importante também você estar tranquila com sua decisão e ir sem medo. (o pior que pode acontecer é você voltar a tomar)

Consciente de que no começo é bem possível que você sinta o baque da falta de um remédio que você tomou todos os dias por muito tempo. Normal sentir. Depois passa.

Nos primeiros meses sem anticoncepcional hormonal (que inclui pílula, injeção, anel, adesivo, implante, DIU hormonal) é comum mulheres sentirem irregularidades menstruais em diferentes níveis chegando algumas a ficar sem menstruar por meses. TPM, alterações de peso, pele e cabelo oleosos, acne podem voltar a incomodar quem ja havia esquecido que isso existia. Pra tudo isso tem tratamento e repito: depois passa.  Nos primeiros meses também não será possível a mulher ser segura na percepção de qual fase do ciclo esta atravessando e se esta fértil ou não. Mas já da pra começar o gostoso processo de observação e descoberta amorosa.

A primeira dica é anotar manualmente ou baixar algum dos aplicativos que nos auxiliam, onde é possível colocarmos dados como secreção vaginal, sono, humor, desejos alimentares, disposição, vitalidade, alem dos dias de sangramento para compreender a duração e as características do seu ciclo e se ele esta regular ou não.

 Há que ter paciência, mas vale a pena, as vantagens atropelam as pequenas desvantagens como um trator.

Comentários