Infecção urinária

Infecção urinária

Presença anormal de bactérias no trato urinário

Cistite: quando a infecção está na bexiga e na uretra (o “caninho” que leva o xixi da bexiga até lá fora) – é a infecção mais comum, especialmente nas mulheres pelo simples fato de terem a uretra mais curta, o que facilita a propagação de germes. Leva aos sintomas clássicos: dor e ardência ao urinar (disúria), vontade de fazer xixi TODA HORA e só sai umas míseras gotinhas (polaciúria), não conseguir segurar o xixi (urgência urinária).


Pielonefrite: Quando a infeção ascende para os rins – mais grave e felizmente menos comum. Normalmente cursa com dor lombar e/ou em baixo ventre, podendo ter febre e também os sintomas da cistite.


Muitas mulheres confundem infeção urinária com a leucorréia (infeção vaginal, corrimento). Bem, por serem os buraquinhos muito próximos (o da vagina e o da uretra onde sai o xixi – eles são distintos cês sabem ne?! – quem não souber me fala) é bem comum que a mulher apresente as duas infeções ao mesmo tempo (que azar) mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Sobre isso:
====> É MUITO importante que eu diga aqui que não sou nem nunca serei contra o uso de antibióticos, sou contra o uso indiscriminado. Infecção urinária pode dar merda e até matar, sugiro em casos de cistites leves tratar de forma natural, mas quando o bicho pega principalmente em casos de pielonefrites graves com febre alta o indicado é entrar com antibióticos, fazer exame de urina, procurar um atendimento de emergência, mas as decisões sobre isso são individuais também.

Infecção urinária, como lidar

– BEBER MUITA ÁGUA. Eu disse MUITA. Muita mesmo. Beber água sem estar com sede. É a melhor forma de prevenir e o fundamental ponto no tratamento.
– Não segurar xixi. Deu vontade,faz. Salvo em casos de absoluta impossibilidade.


– Sempre fazer xixi depois de transar. 
Eu disse SEMPRE. Nem que seja só um pouquinho. Isso limpa a uretra e impede as bactérias naturalmente presentes na troca de germes delicia do sexo de subirem uretra acima e se acomodarem por lá. Sério, esse hábito muda a vida. Novamente, salvo em casos de absoluta impossibilidade ou absoluto desmaio imobilizante pós orgasmo, com a condição de ir fazer assim que der.


– CRAMBERRY: Tomar o suco (litros e litros), ingerir cápsulas ou mesmo comer a frutinha pura. Comprovadamente eficaz.

O objetivo dessa página é informar, JAMAIS substituir uma consulta médica.

Comentários