Endometriose

Endometriose

É a presença de focos de endométrio fora da cavidade uterina. Endométrio é o nome dado à camada de células que reveste o útero internamente, em sua cavidade. O certo é só existir endométrio ali dentro. Quando se apresenta fora do útero constitui a doença chamada endometriose (podem aparecer em qualquer parte do corpo, o mais comum é próxima da região pélvica, ovários, ligamentos uterinos, bexiga, intestinos).

As causas da endometriose não são plenamente esclarecidas pela ciência, as explicações mais aceitas são a genética, a alta de estrogênios e a menstruação retrógrada = o sangue ao invés de descer, sobe na direção contrária pelas trompas e cai na cavidade pélvica. Bem, sabemos que genética não significa sentença, a pessoa pode ter a predisposição e não apresentar a doença. Já a tal da menstruação retrógrada é uma boa explicação, no entanto teoricamente todas nós mulheres passamos por isso e somente entre 10 à 20% desenvolvem endometriose.

Mas, por queeeee???

Devido a fatores inflamatórios!
 Ein? Explica melhor…

Diversos estudos comprovaram muito bem comprovado que nossa alimentação (péssima) rica em glúten, derivados do leite, excesso de industrializados, açúcar e carne no café-almoço-janta e lanches, associada a sedentarismo, poluentes e venenos diversos, estresse, má qualidade de sono, etc e tal, causam um estado inflamatório generalizado em nossos corpitchos. É como se cada uma de nossas células vivesse em constante inflamação. E essa é a causa da maior parte das nossas doenças mais comuns. Inclusive as crônicas. E a endometriose é uma delas.

Claro, tem muitas mulheres que comem mal, vivem mal e não tem endometriose, mas elas tem outras doenças equivalentes. Ou terão, pode ter certeza. 😉

O desenvolvimento de uma ou outra e seu grau de gravidade vai depender dos fatores genéticos, ambientais, resposta imunológica, enfim, a diversidade infinita de cada organismo. Essa alimentação do mal, que enche de dinheiro a indústria e ferra com nossos organismos, também é quase sempre a explicação para os desequilíbrios hormonais.

Falando em estudos científicos, eles mesmos não confirmam o uso contínuo de hormônios para suprimir a menstruação ser o tratamento realmente eficaz para endometriose, oferecendo apenas alívio temporário e frequente recidiva.

Sim, isso mesmo que você leu:

anticoncepcionais NÃO são o único, comprovado, sensacional e mandatório tratamento para a endometriose. Pelo contrário, muitas vezes eles só pioram tudo.

O REAL tratamento para questão é a mudança total nisso tudo ai que falei.

Pois é, mana. Nunca disse que era fácil.

Mas, é completamente possível e no final das contas absolutamente compensador em diversos outros aspectos.

A gente quer viver muito, e quer viver bem, então a regra é clara: alimentação! Estilo de vida saudável. 🤸‍♀️⛹️‍♀️🍉🍒🍊🍋🥑

A fitoterapia, aromaterapia, acupuntura, homeopatia, suplementação de vitaminas, tudo isso vem complementar. Porém, não é o principal.

Sabemos a causa. Ai também está a cura.
💫 Sim, tem cura!

 

•••
Ilustração mara feita pela Andréa Tolaini

 

Comentários