E os apps para controle de Fertilidade?

E os apps para controle de Fertilidade?

Bonitas!

O aplicativo que se promove como sendo um anticoncepcional nada mais é do que tecnologia aplicada ao bom e velho método Sintotermal .
Método Sintotermal é um dos métodos baseados na percepção da fertilidade. Podem se beneficiar dele tanto mulheres que desejam quanto que não desejam engravidar. Se baseia na auto observação principalmente de três fatores: muco cervical, altura e abertura do colo uterino e temperatura basal.

A mulher tem que fazer essas anotações diariamente.

Todo dia assim que acordar medir a temperatura corporal com um termômetro específico que mede embaixo da lingua e tem dois dígitos, ou seja marca uma temperatura bem precisa tipo 35,72 graus. A partir dessa medição faz-se um gráfico. A temperatura basal do nosso corpo dá um pequeno pico no dia da ovulação e a partir dai e juntando com outros dados pode-se determinar o período fértil e não fértil. É um ótimo método. Amplamente estudado, pesquisado, com boa eficácia comprovada desde que aplicado de forma correta, e essa forma correta é um pouco rigorosa. Ele tem varias regras. Várias situações diferentes q podem alterar a temperatura e o ciclo. Ha que se aprender a utilizar e interpretar o método para aplica-lo de forma segura. Existem livros sobre isso, aulas e até instrutores. Mas é perfeitamente possível se aprender sozinha. Não estou dizendo q é difícil, não é. Apenas faz parte das coisas novas que não conhecemos e, caso nos interesse, precisamos aprender. O aplicativo se propõe a fazer tudo por você. Vc só joga os dados la e ele calcula, interpreta e te devolve. 👀

Dentre os métodos não hormonais a percepção da fertilidade é o que sou apaixonada.

Traz auto conhecimento, empoderamento, autonomia e libertação. É algo capaz de transformar a mulher em vários aspectos. Na minha opinião delegar isso a um aplicativo não nos leva amplamente a essa conquista e não se constitui em um controle seguro. Sou sim a favor de lançarmos mão da tecnologia a nosso favor, recomendo sim o uso de aplicativos para anotarmos nosso ciclo, mas vejo todos eles como um grande ALIADO no nosso caminho de percepção. Usem sim, mas não confiem cegamente nas informações dadas por estes. Desenvolva você sua própria observação e confie muito mais nisso.
O app te ajuda bastante, mas não troque a dependência da pílula por dependência de app. O método diz que é preciso observar 3 ciclos para confiar, sinto que boa parte das mulheres precisa de mais, outras não. Mas se a percepção da fertilidade é o maravilhoso objetivo, a caminhada até ele é tão linda quanto.

Comentários